quinta-feira, 18 de outubro de 2007

São + de 40 indiciados


ClicRBS ; 18/10/2007

A delegada da Polícia Federal Júlia Vergara, responsável pelas investigações da Operação Moeda Verde, que prendeu 22 pessoas suspeitas de fraude ambiental, afimou, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, que são mais de 40 os indiciados pelo relatório final da operação.

Apesar disso, questionada pelo jornalista Moacir Pereira, ela não revelou se dentre estes nomes havia algum com foro privilegiado, alegando segredo de justiça.

Em maio, quando foi deflagrada a operação, 22 pessoas foram presas. Os nomes dos outros 20 indiciados, portanto, continuam sendo preservados pela justiça e não serão revelados pela Polícia Federal.

Sigilo

De acordo com Vergara, apesar da expectativa da população quanto ao conteúdo do relatório o segredo é exigência judicial.

– Nossa preocupação é formalizar a prova e encaminhá-la ao Ministério Público – afirmou.

A preocupação em manter o segredo, segundo ela, é maior ainda devido às quebras de sigilo bancário e fiscal de alguns dos indiciados.

Vazamento de informações

A delegada confirmou que houve vazamento de informações para alguns dos investigados. Segundo ela, essa hipótese foi reforçada quando localizaram, na residência de um dos vereadores indiciados, resquícios de queima de documentos às vésperas da Operação.

Relatório

Ao todo, o relatório da Operação é composto por 19 volumes, 28 apensos – anexos que podem ter um ou mais volumes – e provas materiais. O trabalho da PF foi concluído, mas podem ser solicitadas novas diligências que exijam a continuidade dos trabalhos de da delegada.

Os indiciados no relatório são suspeitos de formação de quadrilha, falsidade ideológica, falsificação de documentos e corrupção ativa e passiva. Crime ambiental, contra a administração pública e tráfico de influência também figuram na lista de ilegalidades cometidas pelos citados no relatório.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial