sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Projetos engavetados

4ª ponte

Para promover a ligação das Avenidas Beira-Mar Ilha e Continental, há dez anos está prevista a construção de uma ponte do lado Norte da Baía Sul. O projeto que foi aprovado através da lei 001/97 tem custo estimado em U$ 200 milhões, incluindo a construção de dois viadutos e a desapropriação de casas.

PC3

Desde 1976 está prevista a construção da rodovia PC3, uma via que deve cortar o bairro do Estreito, na parte continental da Ilha, sendo a principal via de acesso do Continente e responsável por desafogar o trânsito intenso e as filas nas ruas Fúlvio Aducci e Gaspar Dutra, que poderiam ser utilizadas como um corredor do transporte coletivo. Trinta anos após a conclusão de dois trechos intermediários, com cerca de 900 metros, nenhuma outra obra foi iniciada. O projeto já contou com verba para sua construção em duas ocasiões: em 1982, através do Programa Aglurd, e em 1994, através do Deinfra.- O grande problema é que os financiadores externos não se responsabilizam pelos pagamentos das desapropriações, apenas pelo valor da obra - explica Medeiros.

Ampliação da BR-282 (Via Expressa Continental)

Para desafogar o trânsito intenso na Via Expressa que dá acesso a BR-101 é preciso ampliar de duas para quatro as faixas de cada pista, nos dois sentidos. Há quatro anos, o Dnit estuda a ampliação da rodovia que leva a Florianópolis.

Viaduto na BR-101

A construção de um viaduto na interseção entre as rodovias BR-101 e BR-282, prevista desde 1976, deve contribuir na distribuição do fluxo de carros que chegam todos os dias à cabeceira ponte Pedro Ivo.

Garagens subterrâneas

O Centro da Capital de Santa Catarina já conta com uma garagem subterrânea, construída em 1994, para ajudar a desafogar os corriqueiros problemas de estacionamentos enfrentados pelos motoristas. Desde 1997, está prevista a construção de outras duas galerias, uma delas no Terminal Cidade Florianópolis.

Avenida das Rendeiras - Região Leste (Lagoa da Conceição)

Existem três idéias para resolver o caos na Lagoa da Conceição. A Lei 3.709/92 prevê aterrar uma pedaço da Lagoa da Conceição, cerca de 40 metros, nos 1,2 mil metros iniciais da avenida. Outro projeto é construir um acesso que passaria por trás das dunas que acompanham a avenida, facilitando o acesso às praias da Joaquina e Barra da Lagoa. A terceira alternativa, idealizada em 1985, é construir um ponte por cima das dunas.

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